Prótese de joelho com navegação cirúrgica

O que é?

A cirurgia de colocação de prótese de joelho com auxílio da navegação cirúrgica é comumente chamada de prótese navegada. É a cirurgia onde o médico ortopedista tem como auxiliar um computador e câmeras infravermelho que através de sensores colocados na perna do paciente, conseguem reproduzir a articulação em uma tela, e à partir disso planejar todo o procedimento.

Como funciona?

O Amplivision, através de sensores e um moderno software, consegue “enxergar” a articulação do paciente e em tempo real transmitir a sua anatomia para a tela do navegador.

E é nessa tela que o cirurgião faz todos os ajustes necessários para que a prótese fique posicionada corretamente, minimizando os riscos do pós-operatórios e maximizando a precisão do alinhamento do membro e dos cortes ósseos

Quais as vantagens dessa técnica?

As cirurgias auxiliadas pela navegação cirúrgica apresentam resultados melhores, em relação ao posicionamento dos implantes e à obtenção do melhor alinhamento da prótese¹, e isso resulta em uma maior taxa de sobrevida das próteses e consequentemente uma menor taxa de cirurgias de revisão¹.

Há ainda o benefício de prever na tela do navegador os cortes ósseos que serão feitos e evitar maiores complicações.

O navegador permite ainda que o passo a passo cirúrgico seja salvo em um pen drive e entregue ao paciente no final da cirurgia, garantindo segurança e confiança na relação médico-paciente.

Há ainda outros tópicos de destaque na cirurgia navegada, que são: