AMPLITUDE

O que é um implante?

Artroplastia total de quadril (ATQ)

Em cada lado da pélvis há uma cavidade chamada de acetábulo. A cabeça femoral (extremidade superior do fêmur) se articula com o acetábulo.

Em casos de osteoartrite do quadril, o cirurgião substitui a articulação entre a pelve e o fêmur por um implante total de quadril. Esse procedimento chama artroplastia total de quadril (ATQ).

A substituição da articulação do quadril por um implante através da artroplastia total de quadril (ATQ)

A Artoplastia Total de Quadril
é composta por diferentes componentes

Componente acetabular:

Componente acetabular (feito de aço inoxidável ou de titânio) que é colocado no acetábulo do paciente.

No componente acetabular, um forro (feito de polietileno ou cerâmica) é impactado e serve como uma interface entre o componente e a cabeça femoral.

Implante femoral:

A cabeça femoral (feito de aço inoxidável, titânio ou cerâmica) que é colocada sobre o pescoço (colo) da haste e articula-se com o revestimento.

Uma haste (em forma de cone), que pode ser fixado na haste ou em uma haste modular. Quando a haste femoral pode acomodar uma haste modular, o cirurgião pode escolher entre diferentes hastes que podem ser adaptadas à forma do fêmur.

Uma haste femoral (feito de aço inoxidável ou titânio) inserida no fémur.

Fixação dos implantes para o osso

A haste do componente acetabular e femoral pode ser cimentada (fixada ao osso, com cimento ortopédico) ou sem cimento (o implante vai ser coberto com um material de hidroxiapatita que permite que a fixação diretamente ao osso). Fixação suplementares, tais como parafusos, especialmente sobre o componente acetabular, pode ser adicionado para melhorar a sua retenção.

Existem tamanhos diferentes de implantes de quadril, componente acetabular e cabeça femoral, permitindo um bom ajuste com a forma de cada indivíduo.

Raio-x pós operatório